[II]
As Eleições são já amanhã! Passou depressa a Campanha. Até já sinto os dedos trémulos, só de pensar em votar. Mas, por agora, cabe-me justificar o desejo de Veto, que manifestei no
post anterior! Ora, esse meu anseio é mais em relação aos políticos, porque há manifestamente uma ausência de políticos carismáticos. Não há, neste momento, alguém que possa passar uma imagem de confiança, de credibilidade, sendo constante a incoerência de ideias, de discursos e de práticas políticas. Senão, atentemos ao cenário que se nos apresentará no boletim de voto.
Sócrates (PS), engenheiro (ou talvez não), não se livra dos alegados Freeports, concessões e nomeações estranhas para cargos igualmente estranhos, dos favorecimentos a certas empresas e dos mal entendidos com os seus ministros! Ele até usa fatos janotas (e caros!), mas... onde foram parar os 90% de promessas por cumprir?!
Ferreira Leite (PSD), senhora doutora - que outrora tão mal educada foi para com a Educação neste país, que mais tarde aumentou impostos em nome de um défice de que agora não fala, que nos fez apertar um cinto que nem ela soube desapertar e que até chegou a concordar com a política fiscal levada a cabo pelo Governo de Sócrates - não se livra dos TGV´s que ela própria quis trazer para cá e que agora já não quer. Porque agora, e só agora, ela é anti-espanhóis! Ela até não se sente asfixiada na Madeira e considera exemplo de democracia, um Parlamento Regional onde os deputados (eleitos pelo Povo) são impedidos de entrar!
Paulo Portas (CDS-PP), feirante de profissão, gosta de beijar e apertar as peixeiras, as vendedoras de fruta e até alguns senhores vestidos de preto que vendem roupas e acessórios roubados. Portas, defensor do agricultor oprimido (por ter comprado uma casa e um carro topo de gama com os fundos comunitários ao invés de querer trabalhar a terra e modernizar a produção), até foi Ministro da Agricultura quando fez parelha de Governo com Durão Barroso... Já me esquecia... que não! Pois é, caro Paulo, na Defesa ganha-se mais, é-se mais importante e mais influente no Governo, não é?! Na Agricultura não se compram submarinos para um Exército enferrujado!!!
Jerónimo (PCP - CDU), o metalúrgico, sempre em defesa do trabalhador, ainda acredita que o comunismo pode fazer algo pelo nosso Portugal! Crente, como só um Comunista pode ser... mas ele luta... como se de há 35 anos atrás estivessemos a falar!! Mas, será que as ideias comunistas de hoje são apenas maltratar Sócrates? Quase parece... Camarada Jerónimo, mande lá umas ideias melhores para governar o barco!
Louçã (BE), professor com raízes marxistas, o ciumento do pedaço (leia-se o motivo neste
post) sempre com as suas ideias fixadas no nacional socialismo, lá briga por um alegado programa contraditório, pelo combate à corrupção e por um objectivo... atingir os 500 mil votantes para o Bloco. E até promete que não se coligará a um possível Governo Socratiano! Dá para acreditar? Quem quiser... que responda!!
Pois bem, pensando em tudo isto, até já nem sei se me apetece votar ou... vetar estes candidatos!
Certo é que, como já afirmei e aqui o Zé Mitra é homem de palavra, todos temos o direito e o dever de ir às urnas votar. Afinal, no boletim há mais partidos!
Por último, gostaria de deixar uma palavra a Alberto João Jardim (PSD), homem de carnavaladas doidas e que não asfixia os madeirenses (às vezes!)... É que ele apelou ao Presidente Cavaco, que vete um possível Governo PS/BE e me pareceu um tanto ou quanto descrente numa possível vitória da senhora doutora, líder do seu partido!! Porque será?
Terá o Prof. Cavaco "escutado" bem o recado? Tão bem como escutou outras coisas que não seria suposto? Isso... isso já são cenas para os próximos capítulos!!